terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Simpático Dinossauro


Desde tempos mais remotos nossa mente nos leva a lugares impensáveis. Nos faz acreditar que somos mais do que aparentamos ser e isso é fantástico. Qual garoto nunca sonhou em ser jogador de futebol, bombeiro ou medico? Qual garota nunca sonhou em ser professora, veterinária ou modelo? Esses são sonhos comuns na nossa infância, mais do que sonhos são pré-objetivos que nos faz pensar num futuro pela primeira vez. Alguns se concretizam mas a maioria se perde pelo caminho e não é uma perda de se lamentar, na verdade não se perdem. Eles se transformam.
A busca por algo que não sabemos ao certo, um caminho desconhecido que nos chama e faz mudarmos de idéia. Daí então não há lugar mais pro jogador, pro medico, pra veterinária... enfim, os planos mudaram. Descobre-se que o seu talento mudou ou que não há talento algum e que na verdade toda aquela idéia não era sua, esses sonhos não eram seus. Nesse ponto as coisas começam a ficar interessantes, porque vem a ânsia de se conhecer, de se descobrir e esta é a hora de buscar a ouvir a voz do coração.
Você pode viver o sonho que quiser, só não pode deixar o medo de errar tomar conta. Sempre vai ter algo, sempre vai ter alguém. Não precisa fazer uma coisa porque acha que é certo e vai te deixar tranqüilo pro resto da sua vida, fazendo isso vai se privar de viver, viva a vida intensamente e vá colhendo tudo o que for aparecendo no caminho, seu sonho é seu, seu coração só fala com você. Ouça-o, escute-o e viva-o.
Seu coração nunca vai errar, confie nas suas decisões com toda a certeza que puder ter, ele não erra porque ele é você. A voz do coração é a sua voz, a voz da sua alma, do seu ser puro sem as maledicências da razão. Ela é a intuição, é o pressentimento, é sua união com o universo, com o Todo.
Essa alma, na qual seu corpo habita, vem de longe, muito longe, de lugares que nesta atual condição dificilmente acreditará que exista. Sua alma tem desejos, tem planos e se permitida te levará ao infinito desejado. Mas como saber que é minha mente ou minha alma? No começo é difícil mas depois se torna mais simples. Quando você assisti ao filme e o personagem romântico morre e você reage chorando, é sua mente. Quando se vê simplesmente um cenário bonito e logo você se arrepia, é alma. Na forma mais simples, quando se tem uma reação é a mente, quando se tem um sentimento é a alma.
Muitos podem dizer que choram porque o filme passou um sentimento de tristeza e isso os levaram a chorar. Não é bem isso. O filme te induz a um clima triste, com vários fatores apelativos que te remetem a tristeza, por isso você chora. Porque você é condicionado a isso. Tente imaginar o filme sem a trilha sonora, ela é responsável por metade da cena, seja qual for, acrescente mais o texto apelativo e pronto, ai está a fórmula do choro. Tudo induzido.
Agora quando se vê uma cena, em uma única palavra te desperta algo, por menor que seja, saiba que aquilo é espontâneo, aquilo atingiu sua alma. Quando está diante de um quadro e aquela imagem te lembra algo que nunca viu, isto é sua alma. Essa é a diferença.
Pode parecer repetitivo mas ouça sua alma. Ela vive a milhares de anos, tão velha quanto um dinossauro.

(Obrigado Thalita pelo complemento.)
Zaupa Junior

Um comentário:

  1. "Você pode viver o sonho que quiser, só não pode deixar o medo de errar tomar conta."

    leia suas palavras, e enfie elas na sua cabeça.

    adoro esse texto tete!

    ResponderExcluir